– Novo Hamburgo – 04/05/17 –

Se eu disser que amanhã vai ser um dia histórico para Novo Hamburgo, por causa da primeira edição do evento Sexta no Corredor, da AME – Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho…

… vocês vão pensar que estou exagerando…

… mas não estou. Talvez, por causa da chuva, não seja lá o sucesso que estou imaginando, calculando e desejando. Talvez!… mas um dia histórico não é necessariamente feito de um sucesso retumbante. Um dia histórico é aquele que põe sua marca num processo feito de muitos outros dias, passados e futuros.

A pior de todas as hipóteses – uma hipótese realmente muito ruim – seria um fracasso grande ao ponto de desmotivar uma das iniciativas comunitárias mais consistentes e realizadoras da vida hamburgunese, hoje. Mesmo assim, seria um dia histórico: o dia em que Novo Hamburgo deixou escorrer pelos dedos uma de suas mais raras oportunidades de desenvolvimento integral: econômico, social e cultural.

Isto não vai acontecer. Este povo, da AME, é muito forte. Não se desmotiva por qualquer dificuldade. Pelo contrário!

O evento é de uma simplicidade espantosa, mas genial justamente por conseguir enxergar e, mais do que isto, realizar o óbvio. A AME conseguiu articular quase todos os empreendedores da rua General Osório para uma ação coletiva. A partir das 09h00 de amanhã, estarão com as portas abertas com uma disposição festiva de agradar e conquistar clientes para uma rua de beleza e encanto únicos…

Haverá descontos, promoções, atrações artísticas, artesanato, antiguidades… tudo relacionado com a atividade de gente que já está estabelecida na rua, que está apostando nela agora, há algum tempinho ou já há décadas.  Simples de pensar, não é? Mas, sabe lá o trabalho e a habilidade – o carinho – necessários para articular pessoas e empresas com histórias tão diversas?…

… neste momento de crise?

… e ainda o apoio institucional da Câmara de Diretores Lojistas de NH e empresas como Laboratório Fleming, Escola Conquistadora, HLar Construções, Kla2 Locação de Móveis, Pizzaria Canttone, Valian Contabilidade e Assessoria Empresarial, Vale TV e Cia das Cópias?

Você deve estar pensando que o evento oferecerá coisas tipo brigadeiros com receita especial… pode ser. Mas também vai ter escritório de contabilidade oferecendo algum tipo de vantagem a quem o procurar amanhã. Tem restaurantes e pubs, mas tem laboratório de exames clínicos. Tem escolas, mas tem um banco.

NECA HECKLER

Tem o projeto lindo, da Neca (na foto) e do Alexandre Heckler, de paulatina recuperação do Porão 1108 como ponto de referência social e cultural do bairro e da cidade. Fui visitá-los, ontem, e atrapalhei seu trabalho de ir montando as coisas fantásticas que ela estará oferecendo (uma coleção de vinil de fazer esquecer da vida, só em contemplação)…

… mas também tem vantagens especiais em imobiliária…

O quê isto tem de especialíssimo é que este povo da AME Hamburgo Velho trabalha com a vida real. Consegue mobilizar quem está lá, de fato, para potencializar a rua – e todo o bairro – em sua vocação de ponto de referência cultural e turístico para toda a cidade, para o Estado e para o país.

E estes vão fazer Hamburgo Velho e o Corredor Cultural acontecerem. Estão fazendo. O que prepararam para amanhã é simplesmente isto: histórico!

Anúncios