– Novo Hamburgo – 08/03/17 –

Taí!… mulheres de todo o Rio Grande – de Novo Hamburgo inclusive, como as sorridentes pessoas desta foto – saíram de madrugada, hoje, para comemorar o Dia Internacional da Mulher ocupando a ponte do Guaíba. É o que estão fazendo, neste exato momento.

A manhã foi linda, mas o dia promete ser difícil. O sol vai queimar os miolos. E vai ter gente furiosa por causa da tranqueira monstro no trânsito de Porto, capital de todos os gaúchos desta nossa Tumelero Grande do Sul.

Parte destes vão ligar pros jornais e rádios, pedindo que o governador mande a polícia baixar o cacete nestas “baderneiras” que estão prejudicando a economia e os cidadãos de bem, “que não tem nada a ver com estes protestos”. E o governador tá pensando, calculando politicamente…

Aí, ainda uma outra parte dos furiosos fica pensando que se o Bolsonaro fosse presidente, já tinha mandado descer a lenha e prendido algumas centenas delas. Aliás, se o Bolso fosse presidente, nem tinha este transtorno todo, porque os sindicatos e movimentos de sem terra, sem teto, sem isto e sem aquilo, já estariam todos fechados.

O Bolso, porém, não acordou muito legal, hoje de manhã. Não deve ter dormido direito. Ontem à noite, recebeu a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) mandou seguir o processo de queixa-crime movido contra ele pela deputada Maria do Rosário, por injúria e incitação ao estupro.

Maria do Rosário – acho que a mulher mais vilipendiada do país por defender direitos humanos e o respeito à mulher – não deve ter acordado feliz só por causa disto. Deve estar muito mais feliz por ver o poder de mobilização das mulheres gaúchas, nesta bela manhã de hoje…

… e o governador, naquela dúvida: “mando arrebentar?” Se não mandar, muitos dos seus eleitores vão engrossar as fileiras do Bolso, que é de outro esquema político, embora aliado importante. Se mandar, pode dar algum descontrole que leve outros de seus eleitores a achar que bater em mulher já é demais…

Este pessoal, que é boa gente e só queria chegar ao trabalho pra ajudar no sustento da família, acha que as mulheres tem razão ou, pelo menos, o direito de se manifestarem: mas não atrapalhando o trânsito!

Eu gostaria que este pessoal – tenho muitos amigos nesta turma – lembrasse que manifestações bem-comportadas não estão adiantando muito. Ontem, por exemplo, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, para tratar da decadência da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini. Alguém, sinceramente acredita que esta manifestação bem comportada vai mesmo resolver alguma coisa?

COMPANHEIRAS 02

Alguém, sinceramente, acredita que manifestações bem comportadas vão barrar a Reforma da Previdência que vai massacrar as chances de aposentadoria de todos os brasileiros, mas com maiores prejuízos justamente para as mulheres?

O que este povo está tentando mostrar, fechando a ponte do Guaíba, é que este povo existe e que, sem ele, nada funciona neste país, nem no mundo inteiro.

O Dia Internacional da Mulher, que a propaganda da TV tenta mostrar como um dia de flores e bombons,  é um dia de luta. Lembra o dia, há cento e poucos anos atrás, em que um grupo de mulheres norte-americanas foram trancadas e queimadas vivas, numa fábrica em que trabalhavam, porque queriam salários melhores.

O Dia Internacional da Mulher é o dia de Marias como a Maria do Rosário, mas principalmente a Maria Lourdes Ferreira, sobre quem já escrevi, outro dia, neste blog. https://carlosmosmann.wordpress.com/2017/01/13/o-caldeirao-de-dona-maria-lourdes/

Não sei se ela é uma das que está ocupando a ponte. É bem possível, porque é uma guerreira consciente. Mas pode, também estar em casa, precisando cuidar de algum neto, não tendo como deixar de entregar alguma encomenda dos doces e salgados que ela faz com maestria. De qualquer forma, ontem à noite, no face, ela nos deixou a seguinte mensagem:

MARIA LURDES

“Eu sou mulher e decidi viver de escolhas,não de chances; optei por ser motivada e não manipulada; ser útil e não usada; me sobressair,não competir. Eu escolhi ouvir minha própia voz, não a opinião dos outros.E u descobri que ser Mulher é ser livre, Senhora do seu Destino… BOA NOITE!!!” Na foto, ela está com seu companheiro que, vivendo ao lado dela, tem razão de sobra para viver sorridente.

E eu simplesmente, respondo: BOM DIA!

 

Anúncios