Novo Hamburgo –

Xinguei ontem, reclamando do monte de lixo na Praça 20, há mais de um mês. Hoje, passei por lá e… que maravilha! Limparam tudo. Ainda deu tempo de ver a retroescavadeira dobrando a esquina, mas não pude fotografar. De qualquer forma, olha como ficou bonito!

Ontem, eu havia dito que nossa prefeita 20 por cento de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, bem que gostaria de ver este problema resolvido, mas não ia conseguir dedicar um tempinho pra isto. Levei nos dedos, mas… que bom!

Vou aproveitar para uma rápida filosofada sobre o assunto. Primeiro que achava urgente tirar aquele entulho de lá porque sujeira chama sujeira e limpeza chama limpeza. Recolhido aquele lixo, o pessoal se pilha de ajudar a cuidar.

E tem muita gente querendo ajudar. Tem uma artista plástica de Novo Hamburgo, por exemplo – não lembro o nome agora, mas não vou deixar de contar o fato, apesar da injustiça da omissão – que plantou orquídeas em quase todas as árvores da praça. Na primavera, fica lindo, por causa da ação persistente desta única (em todos os bons sentidos) pessoa.

A comunidade da Igreja Luterana São Paulo, conforme já me falou o pastor Marcos, deseja participar de uma mobilização comunitária em favor do embelezamento da Praça. Lembro, a propósito, que este ano estamos comemorando os 500 anos da Reforma Luterana e que isto tem muuuuuito a ver com nossas raízes e história cultural.

praca-21

Aliás, florir a Praça 20 pra valer, cultivando a tradição herdada dos imigrantes alemães, não é querer demais da vida, né?

Espero que tenha sido encontrada uma solução também para o destino do lixo que costuma ser depositado naquele local. Ali não é lugar de ficar aculmulando lixo, ainda mais agora que a antiga casa de bombas está decorada com obras de arte maiúsculas, produzidas por crianças das escolas municipais e pela artista plástica Cláudia Sperb (iniciativa da UMEP/NH, em parceria com a SMED e com a SECULT, no ano passado (depois das eleições!).

Mas, com os dedos ainda doendo, fiquei pensando que precisava exercitar meu papel de oposição à Prefeita e me larguei pra Canudos, pra ver como estava a Praça da Vila Esmeralda – há um mês, mais ou menos, estive lá e o mato estava tomando conta…

praca-esmeralda-02

… mas levei nos dedos de novo. A Praça está bem limpa, com a grama aparada (tem um montinho de lixo, no cantinho da praça, mas… nem preciso falar. Importante é que tinha uma vovó com sua netinha, numa gangorra, numa praça que está realmente linda.

… e com direito a raio de luz e tudo, hem?…

praca-esmeralda-01

… e ainda tive a alegria de ver estas lindas flores, que não são da praça, mas do lago preservado, ao seu lado.

A estas alturas, pensei: “Pô, já que vou ter que tirar o chapéu pra prefeita, vamos tirar um chapéu e meio. Rumei para a Pracinha da Rua Ícaro, pensando que ela também estaria limpa.

Me enganei de novo. Ali o mato tomou conta e tem lixo espalhado por tudo. Fosse este blog adepto do jornalesquismo buraquista, eu esquecia a Praça 20, esquecia a Praça da Vila Esmeralda e já fazia um texto acusando a prefeita de abandonar os bairros.

Mas, não é o caso. No verão, com calor e umidade, o mato cresce rápido demais. É difícil dar conta do recado. Ainda mais este ano, em que calor e umidade estiveram presentes quase todos os dias.

Bem ligeirinho, a praça da Ícaro vai estar limpinha e acolhedora!

Quanto mais praças acolhedoras, aliás, melhor para todos nós!

Tá! mas não vai ter nenhuma criticazinha? Tem sim, mas é numa dimensão mais ampla. Quem quiser e puder se dar o trabalho, tem o texto que publiquei ontem. É longo, mas acredito ser uma reflexão importante:

https://carlosmosmann.wordpress.com/2017/02/21/e-o-lixo-da-praca-20-continua-la/

(*) Putz! Minha alegria não durou um diazinho sequer.

praca-22

Ontem (22/02) à tarde, já voltaram os sacos de lixo, para o mesmo lugar. Mas, tudo bem. Este lixo é o que é recolhido da própria Praça 20. Há anos que isto é feito assim. Recolhem o lixo e o deixam amontoado por dias naquele ponto. Tem que ser pensado um processo logístico que mude este procedimento. Talvez leve algum tempo, mas o objetivo é explorar todo o potencial de beleza e acolhimento que esta praça tem, considerando com muita atenção seu valor histórico e sua potencialidade de desenvolvimento social. Com calma e carinho, vamos chegar lá. O blog fazendo seu papel de alertar, informar e até pentelhar. A prefeita buscando cumprir seu projeto de fazer a cidade limpa e linda.

 

 

Anúncios