Sábado, 11h30. Sol de verão a pino, acelerando os processos químicos de putrefação e fermentação dentro dos sacos de lixo pretos, em um dos mais movimentados centros comerciais de…

Canudos (rua Ícaro, quase esquina com Vereador Oscar Horn).

Imagina o escândalo se isto acontecesse numa rua do bairro Centro – não precisava nem ser rua de algum movimento comercial.

Nos sábados de verão, os centros comerciais de Canudos (e possivelmente de alguns outros bairros populares da cidade) são mais movimentados do que os do Centro. Bem mais!

Mesmo assim, quando há crise no recolhimento de lixo do município, os bairros que mais sofrem, onde as soluções chegam por último, são os populares. Mas é onde, segunda a técnica ensina, seria mais favorável ao município a relação custo-benefício (número de pessoas beneficiadas x investimento público).

Mas o descritério não acontece somente em momentos de crise. A norma é que o lixo seja recolhido à noite, no centro e em alguns bairros da cidade. Em Canudos e outros bairros populares a coleta acontece durante o dia.

Bem, tem que haver alguma racionalidade nos roteiros de recolhimento de lixo. Não dá pra ser tudo à noite. Muita gente talvez até nem gostaria que fosse durante a noite.

Centros comerciais importantes, porém, merecem tratamento diferenciado. Não pelo dinheiro que circula no comércio (embora este fator também seja relevante, porque aí se gera emprego e renda). Mas, principalmente, pelo número de pessoas beneficiadas por ruas mais limpas, bonitas e seguras.

Não estou criticando a atual administração – as administrações do meu partido, durante oito anos, não se deram conta do descritério. Nem mesmo o “gênio” que vos escreve se deu conta, durante os 65 anos que já viveu nesta cidade.

Então, não estamos falando de culpas. Mas de critérios, de olhar atento e de humildade para reconhecer antigos erros. E oportunidade de mudar.

Canudos, assim como os demais bairros populares de Novo Hamburgo, merece consideração. No sentido de que sejam consideradas as pessoas que moram nestes bairros, com suas necessidades e potencialidades, de forma generosa e inclusiva…

mas também técnica, pela avaliação dos resultados concretos de cada centavo público investido.

lixo-2

Quetal esperar o ônibus no conforto desta parada?

Anúncios